domingo, 24 de outubro de 2010

Entendendo Atos 16:31


Existem muitos textos mal interpretados durante a história da igreja cristã. Muitos deles têm gerado confusões absurdas, que se perpetuam por séculos na história do cristianismo.
Quero analisar o texto de Atos 16:31: “Eles responderam: “Creia no Senhor Jesus e serão salvos, você e os de sua casa”.
A má interpretação desse texto tem levado pessoas a acreditarem que a salvação de sua família está garantida, pois converteu-se. Alguns (que particularmente considero analfabetos bíblicos e teológicos) tem pregado que se uma pessoa se converte, toda sua família se converterá também. Esses malucos chegam a dizer assim: “se minha mulher não for para o céu, eu também não vou” ou ainda: ”se você pensa diferente de mim, você é contra a família.”
Vamos fazer uma análise do texto de Atos 16:31. Vejamos as possibilidades existentes.
A-   O texto realmente afirma que se uma pessoa da família se converter todos os demais se converterão também.
B-   O Carcereiro não perguntou pela salvação de sua alma, mas sim da condenação por parte do império romano por ter deixado os presos fugirem.
C-   O Carcereiro não perguntou pela salvação de sua alma, mas o apóstolo respondeu sobre a alma do mesmo.
D-   A promessa é literal para o carcereiro e se cumpriu no versículo 33.
Vamos trabalhar por eliminação:
1-    A alternativa “A” não pode ser verdadeira, pois as Escrituras afirmam que cada pessoa comparecerá individualmente perante Deus. Sabemos ainda que a salvação é individual. E ainda, quantos filhos de crentes, de pastores não foram para o inferno? Então de maneira nenhuma o texto é literal para todos os crentes.
2-    A alternativa “B” parece muito atraente. É verdade que se um carcereiro deixasse os prisioneiros fugirem ele pagaria esse erro com a pena de morte, o que incluía também sua família. Mas será que essa era a real preocupação do carcereiro? Observe o seguinte: A pergunta que ele faz: “O que devo fazer para ser salvo?” ocorreu depois de ele pensar que os prisioneiros haviam fugido (Vers. 27), depois de Paulo ter gritado que todos estavam ali (28) e mais, depois de ter pedido uma luz e visto que realmente todos permaneciam juntos (29). De maneira nenhuma ele seria condenado, ninguém fugiu. Ele poderia ter sido considerado era um herói, pois nenhum prisioneiro havia fugido mesmo com todas as portas abertas e todas as correntes soltas. Embora a alternativa “B’ pareça atraente, de maneira nenhuma poderá ser considerada verdadeira, pois a pergunta do carcereiro estava ligada a salvação de sua alma.
3-    Aceitar a alternativa “C” é chamar Paulo de “idiota”. Ele não entendeu a pergunta do carcereiro? Ele respondeu de maneira contrária para confundir o homem? Paulo entendeu perfeitamente o questionamento e respondeu de maneira adequada. Perceba que Paulo pregou para o carcereiro e para toda sua família (31).
4-    A alternativa apropriada seria a “D”. A promessa era literal, para o carcereiro, e se cumpriu na vida dele.
Erros como esse são freqüentes pelo simples fato de muitas vezes os irmãos desconsiderarem o contexto imediato do texto (versículos anteriores e posteriores) e o contexto geral das Escrituras sobre determinados assuntos.
Ao interpretar uma promessa, perceba que existem promessas gerais, que se aplicam a todos os santos da história e aquelas que são específicas que se aplicam a um grupo ou a um cidadão. Esse é o caso de Atos 16:31, uma promessa especifica para o carcereiro.
SOLA GRATIA.

23 comentários:

  1. Essa é uma das passagens que mais tem gerado crentes frustrados, por acharem que Deus se faz obrigado em algum momento de sua vida cristã a cumpri-la.

    ResponderExcluir
  2. Depois que li este comentario sobre atos16/31 acridito que quem escreveu tem muita teologia e pouco amor !!!!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo,
    Depois que li o seu comentário percebi que você não tem teologia,nem português, e não entende nada sobre amor.

    ResponderExcluir
  4. Segundo Charles Caldwell Ryrie (Th.D, Ph.D), analisando este texto, as palavras "você e os de sua casa" devem ser relacionadas tanto a "creia" quanto a "serão salvos". Isso significa que cada membro da família do carcereiro precisava crer para ser salvo.

    ResponderExcluir
  5. Acredito Nessa Promessa de Deus sim, que se crermos, nós e nossa Familia será Salva, é promessa de Deus, não que o Senhor Seja obrigado a cumpri-la, mas tipo como isso acontece?através de nosso testemunho, de que o senhor fez em nossas vidas, através de orações, intercessão, persistência e o mais importante a Fé.. Mostrar o caminho da Salavação para nossas familias que ainda não o conhecem, ter a verdadeira Luz brilhando em Nós..

    ResponderExcluir
  6. Seguidora de Jesus Cristo,
    Você tem o direito de crer no que quiser, até em Saci pererê, papai noel. Agora você não pode afirmar que esse texto seja uma promessa válida para todos os cristãos.
    Achei engraçado você afirmar que é uma promessa Deus e que Ele não é obrigado a cumprir, por acaso nosso Deus é político brasileiro? Querida, se Deus prometeu Ele cumpre, porque Ele não é homem para mentir.
    Mais um detalhe: A salvação das pessoas de sua família depende de você? Quer dizer que se você não der testemunho, não orar, não ter fé eles não irão se converter?
    Poxa, ainda bem que minha salvação depende da graça de Deus e não de nenhuma ação humana em meu favor.

    ResponderExcluir
  7. Siceramente, tenho pouco tempo que me converti e vejo que não há nenhum equívoco no tocante ao versículo. Pois quando Paulo respondeu ao carcereiro, lógico que ele além de dizer a verdade para o mesmo naquele momento, entedeu que o recebedor naturalmente havia de falar do amor de cristo para a sua família também. A pregação do evangelho não é missão somente de uma classe, etc, mas sim daqueles que estão compromissado com o que Cristo desejou. "IDE E PREGAI O EVANGELHO A TODA CRIATURA"

    ResponderExcluir
  8. Esse texto tem gerado muita discussão. É preciso analisar do ponto de vista contextual, a família naquela época era bem diferente da de hoje, não na sua composição,mas na sua posição. O pai era o chefe do lar e a posição que ele tomasse referente a qualquer assunto seria acatada por toda a família. E isso aconteceu logo após saírem da prisão. Paulo pregou e a família toda creu e foram batizados.
    Por outro lado se é uma promessa de Deus para todos os que crerem, que suas famílias serão salvas, pensem naqueles que aceitaram a Cristo e que perderam membros da família que ainda não havia crido no Senhor. Se Atos 16:31 é uma promessa de Deus, Deus não cumpriu sua promessa na vida dessa pessoa, portanto ele é mentiroso. A Bíblia diz que o Senhor não é homem para mentir (Nm 23:19).
    Isso não invalida o desejo nosso de que toda a nossa família seja salva, o que devemos fazer é sermos testemunhas de Jesus, principalmente dentro de nosso lar.

    ResponderExcluir
  9. Graça e paz amado; Creio que a luz vence as trevas e interpreto essa passagem que se o carcereiro crer no senhor Jesus, luz do senhor resplandeceria na casa dele e a familia teoricamente aceitaria Jesus e a salvação da casa seria completa. me corrija se estiver errado.

    ResponderExcluir
  10. Santidade como estilo de vida,
    Você está correto no que se refere ao carcereiro.
    A promessa era para ele, e na vida dele se cumpriu. O problema é querer aplicar essa passagem a todas pessoas que são convertidas a Cristo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suas palavras remetem a falta de fé....

      Excluir
    2. Então você acha que as promessas de Deus é só para um grupo de pessoas, Deus agora faz acepção de pessoas.

      Excluir
  11. Olha,me desculpa...mas dizer que essa passagem não é para todos que creem?!
    Se fosse somente destinada aquele caso,assim estaria escrito... A palavra de Deus é para todos!
    Penso como disseram ai em cima... qd nos entregamos a Cristo verdadeiramente e buscamos NEle,automaticamente estaremos buscando ser como Ele é...e Cristo é paz,é certeza,é amor.... e nossa familia vai sentir a presença do TODO PODEROSO e tb vai querer servir a esse DEus sublime.. ate pq,temos q cumprir o IDE de JEsus,e começando pela nossa casa!

    ResponderExcluir
  12. Tati, você ou qualquer cristão pode pensar como quiserem, só não podem dizer que a Bíblia diz assim sem ela dizer. A salvação é algo individual, portanto não posso salvar nem mesmo minha filha. Seguindo o seu raciocínio podemos concluir que: A- Aqueles que tem seus filhos desviados, envolvidos com drogas e que de maneira nenhuma se rendem a Cristo, são pessoas que não dão testemunho cristão e não anunciam o Evangelho, pois se fizessem o que você afirmou eles teriam se convertido. B- A salvação das pessoas, principalmente de nossa casa depende de cumprirmos o IDE, portanto se não cumprimos eles estarão perdidos.
    O fato é que a irmã ou qualquer um que defenda esse ponto de vista não conseguirá fazê-lo biblicamente.
    Para ajudar vocês a perceberem que a promessa de salvação é individual, favor ler Ezequiel 14: 12-23, principalmente o versículo 20. Fica a dica.
    Obrigado pelo seu comentário, e volte sempre ao Pense Teologicamente.

    ResponderExcluir
  13. ""Paulo e Silas consideravam a familia com muita seriedade. Por esta razão, a oferta da salvação foi feita a toda a casa do carcereiro. Aos servos e familiares dele. Ainda assim, não foi a fé do carcereiro que salvou a todos. Cada um teve que ter fé em Jesus, crer da mesma maneira que o carcereiro creu para que tambem pudesse ser salvo. Quando Deus faz algo em nossa vida, muitas vezes aquilo serve de testemunho para que as pessoas que convivem conosco sejam tambem alcançadas pelo Seu amor e entreguem sua vidas a Ele.

    ResponderExcluir
  14. Se a Palavra nunca voltará vazia, então aquilo que ouço e visualizo pela fé o que está sendo ministrado na minha vida, crendo, cedo ou tarde irá acontecer... amém?
    O apostolo Pedro fez uma revelação do cumprimento de uma das promessas que o Senhor nos fez, em sua segunda carta no terceiro capitulo dos versos 7;8, e mesmo sabendo do contexto podemos discernir que o tempo de Deus não é o tempo do homem, então se tivermos no contexto que Josué prescreveu acerca de salvação..."Se, porém, não agrada a vocês servir ao Senhor, esco­lham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas eu e a minha família servi­remos ao Senhor". Então foi o que esse carcereiro fez, e cumpriu o que já está escrito "àquele que crê e for batizado será salvo..."

    ResponderExcluir
  15. Eu estou buscando conhecimentos para fazer uma pregação em cima dessa passagem, sou novo convertido, mas quero dar o meu melhor para o Senhor.
    Como Natanael disse, a salvação é individual, sem fé é impossível agradar a DEUS, por isso temos q dar o nosso melhor e crer no Senhor JESUS como fez aquele carcereiro, e um dos meios de ajudar-mos a nossa família chegar a salvação é através de muita oração, fé, testemunho e entre outros pontos.
    se estou errado em algo, me corrija, pois a Bíblia diz:Ensina a um sábio e ele se tornara mais sábio.

    ResponderExcluir
  16. Eu estou buscando conhecimentos para fazer uma pregação em cima dessa passagem, sou novo convertido, mas quero dar o meu melhor para o Senhor.
    Como Natanael disse, a salvação é individual, sem fé é impossível agradar a DEUS, por isso temos q dar o nosso melhor e crer no Senhor JESUS como fez aquele carcereiro, e um dos meios de ajudar-mos a nossa família chegar a salvação é através de muita oração, fé, testemunho e entre outros pontos.
    se estou errado em algo, me corrija, pois a Bíblia diz:Ensina a um sábio e ele se tornara mais sábio.

    ResponderExcluir
  17. Acredito que as promessas de Deus é pra todos caso contrário nem, todos teriam assexo a palavra,ou Deus agora faz acepção de pessoas?

    ResponderExcluir
  18. Isso não é tão difícil de entender! Se coloque no lugar do carcereiro e na profissão dele. E veja como Paulo responde a pergunta dele! Só lembrando que da mesma forma em que foi citado em comentários anteriores, muito conhecimento em teologia também não salva!!

    ResponderExcluir
  19. Entendo e creio que a salvação é individual e ocorre pela graça de Deus. Mas creio também que Deus é o mais interessado que as pessoas se conversam. A partir do momento que vc é salvo, acredito que Deus te levanta como soldado do senhor. Então atravez de sua vida Deus irá se manifestar para que seu familiares vejam e creiam. Creio que temos que interceder e crer que existe uma batalha espiritual que atraves de nossas orações toda ação de satanas, toda incredulidade cairá por terra e nossos familiares irão crê. Tenho visto isso na mminha familia. é claro que sabemos também que todos temos o livre abitrio e pode ser que um familiar mesmo vendo o manifestar de Deus, não queira aceita-lo como salvador.

    ResponderExcluir
  20. O texto de Atos 16:31 é um texto histórico-descritivo e não doutrinário. Se o entendermos como doutrina (para todos os cristãos em todos os tempos) invalidamos, por exemplo, o texto de 1 co 7:16: "Você, mulher, como sabe se salvará seu marido? Ou você, marido, como sabe se salvará sua mulher?" Este último sim, doutrinário.

    ResponderExcluir
  21. Se entendermos o texto citado como doutrinário (para todos os cristãos em todos os tempos), estaríamos invalidando a pergunta retórica de Paulo em 1 co 7:16 "Você, mulher, como sabe se salvará seu marido? Ou você, marido, como sabe se salvará sua mulher?" Este sim é um texto doutrinário e válido para todos os cristãos em todos os tempos o texto de Atos 16:31 é histórico - descritivo.

    ResponderExcluir

Querido visitante,
Seu comentário é precioso, por isso não deixe fazê-lo, porém peço que se identifique. Assim como tenho coragem de dizer o que penso, espero que você também o tenha. Se for covarde, lembre-se que esse tipo de pessoa nem o Reino dos céus irá herdar.
Se você não tem conta Google, use a função openID.
Grato.