segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Helena Tannure e seu erro Hermenêutico.



 
Não é de hoje que o pessoal da lagoa pequena tem disseminado erros hermenêuticos no meio evangélico gospel brasileiro. Alguns outros companheiros de blogs já tem anunciado tais erros, e é só pesquisar na blogosfera e você achará. Mas esse problema com hermenêutica bíblica não é privilégio somente do pessoal de minas, uns outros que estão carregando a arca não sei da onde e levando não sei para que lugar, também são feras em cometerem atrocidades com certos textos. Sem falarmos aqui nas gritadoras do pentecoste que matam qualquer texto em favor de uma “boa” rima.
Mas a questão nesse post é a seguinte: Helena Tannure não conhece os princípios hermenêuticos e principalmente o método Histórico-gramatical.
Veja bem: O método acima citado defende a busca do contexto histórico, cultural e gramatical de um texto para que se possa chegar ao ensino real das Escrituras. Somente depois disso podemos aplicar a passagem em nossas vidas.
Perceba que defender a dança, coreografia ou qualquer coisa dessa natureza dentro da igreja é desconsiderar todo lado cultural da dança na sociedade judaica. Um fato interessante é que nem a Helena Tannure, nem outro qualquer defensor da dança litúrgica usará um texto do Novo Testamento para fazer apologética a coreografia dentro da igreja. Porque simplesmente o que normatiza o culto CRISTÃO é o Novo Testamento e não o Antigo, pois esse ultimo esta carregado de elementos judaicos.
Uma última observação importante: Helena Tannure ameaça todos aqueles que criticam a dança dizendo que eles podem ficar estéreis. O problema que quando se faz uma hermenêutica errada do texto ela acaba se voltando contra você. Quer uma prova? Mical criticou e ficou estéril. Verdade. Mas a Míriam que dançou, foi a mesma que ficou leprosa por criticar seu irmão Moisés. O Davi que dançou, foi o mesmo que adulterou e foi homicida. Viu como o tiro pode sair pela culatra?
Portanto, examinai com zelo as Escrituras, para que não fiquem falando bobagem e levando o povo ao erro.

SOLA GRATIA.
Natanael Tussini

31 comentários:

  1. Nosso Deus já antecipara essa obra das trevas:

    (1Tm 2:12) Pois não permito que a mulher ensine, nem tenha domínio sobre o homem, mas que esteja em silêncio.

    e mais:

    (1Tm 5:13)e, além disto, aprendem também a ser ociosas, andando de casa em casa; e não somente ociosas, mas também faladeiras e intrigantes, falando o que não convém.

    e mais virá.

    O Senhor não virá que antes venha a apostasia.
    Maranata!

    Em Cristo.?揪喬륨癷D耀d畇킌畇Ϩ

    ResponderExcluir
  2. Querido, em vez de ficar falando mal dos nossos irmãos, vai ganhar almas e fazer algo de útil para o Senhor!

    Provérbios 6:16-19 diz: "Seis coisas o SENHOR aborrece, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos."

    Você que fala tanto de "princípios hermenêuticos", que acaba esquecendo que Deus abomina CONTENDA ENTRE IRMÃOS! E outra coisa, se ela ta errada porque o irmão não ora pra Deus mudar a Helena em vez de fica falando besteiras na net. Ah, e a questão que você diz que ela ameaça as pessoas que criticam a dança... pelo amor do nosso Pai Celestial, quem não tem princípios hermenêuticos é você porque ali ela estava se referindo a pessoas que julgam coisas dizendo que não são de Deus e acabam blasfemando, por isso que ela falou que pode ficar "estério". Pois se o irmão ler a bíblia verá que blasfêmia contra o Espírito Santo não tem perdão!(Marcos 3:29). Olha assim como não vemos nada no novo testamento que faça apologética a coreografia dentro da igreja. Também não vemos nada que discrimine a dança!

    Pode deixar que em vez de fazer como o irmão fez criticar as pessoas, eu vou fazer diferente vou orar pela sua vida e pedir ao Senhor para colocar um garda no seu dedinho para o irmão não ficar postando coisas que deveria está nas suas orações, e também orar pelos membros de sua igreja! Coitados, só Deus sabe que princípios hermenêuticos são passados para os membros!

    Que Deus te abençoe
    Priscylla Soares
    Caso queira me responder meu email é priscylla123@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Anônima chamada Priscylla Soares,
    1º Na noite dque você postou esse comentário, eu estava na igreja que pastoreio ganhando almas e trabalhando outras ja convertidas. Isso pode ser considerado útil?

    2º Alertar os eleitos de Deus não é algo útil? É isso que esse blog se propõe a fazer, mesmo que seja através daquilo que você chama de crítica.

    3º Não use um texto fora do seu contexto, e com uma interpretação errada. Pois se o texto que você escolheu for usado da maneira que a amada fez, Jesus deverá ser considerado odiado por Deus, ja que ele apontou o erro de muitos, e em alguns casos chegou a gerar mal estar entre seus ouvintes.

    4º Você tem certeza que sua definição de blasfêmia está correta?

    5º Se não existe nada condenando então siginifica que posso fazer?

    6º Você me manda orar, mais está no blog me condenando? Creio que somos farinha do mesmo saco então...

    Em Cristo.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, tenho certeza que essas palavras sobre hermenêutica não afeta em nada no ministerio que Deus tem para Helena Tannure.
    Quando dançamos demonstramos que somos livres, e existem pessoas que estão dentro das Igrejas presas à RELIGIOSIDADE, PRECONCEITOS e MUNIDOS DE TEOLOGIA que não colabora em nada para a tranformação de vidas.Se fosse proíbida a dança, o próprio Deus a condenaria.
    VAMOS SER LIVRES...CONVIDE O ESPIRITO SANTO A DIRIGIR SUAS PALAVRAS E VOCÊ VERÁ QUAL SERÁ O RESULTADO: MUITOS FRUTOS!!!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo do dia 26/11,
    Graça e Paz.
    Se as palavras sobre hermenêutica não afetam em nada o ministério da já citada irmã, realmente tenho que declarar que é uma pena, pois se afetasse talvez ela mudasse de atitude, talvez ela deixasse de falar besteiras.
    Segundo o que você afirma: “Quando dançamos demonstramos que somos livres, e existem pessoas que estão dentro das Igrejas presas à RELIGIOSIDADE, PRECONCEITOS e MUNIDOS DE TEOLOGIA que não colabora em nada para a transformação de vidas.” Posso chegar a algumas conclusões: A- Somente quem dança na igreja é livre, então Jesus e os apóstolos eram escravos. B- Creio que você deva estar citando a liberdade que lemos em Romanos, se for assim, oriento a irmão a estudar o texto e entender que tipo de liberdade que a palavra de Deus afirma que nós temos. Infelizmente você não sabe o que é ser livre.
    Quer dizer que se não existe uma proibição explicita na Bíblia sobre determinado assunto, estou LIVRE para fazer, então vou fumar maconha, porque não está escrito em lugar nenhum: “ Do mato que eu fiz não queimarás, fazer a cabeça não poderás”.
    Por fim, pergunto a você: Quantas pessoas se converteram quando você dançava? Almas são frutos para mim.

    ResponderExcluir
  6. Olá, eu estava lendo todos os posts, e acabei mais confusa do que quando entrei nesta página. Tenho ficado cada dia mais frustrada com a maneira como a igreja vem sendo conduzida ao longo da História. Acho que tem deixado muito a desejar no que diz respeito ao modelo da igreja primitiva, ao amor a Deus acima de tudo, e ao próximo como a si mesmo. Acho uma enorme pena ver gente justificando atitudes em textos fora de contexto da mesma forma como tirando conclusões acerca de comportamentos que desaprova. Eu concordo plenamente que é importantíssimo examinarmos a Palavra com cautela, estuda-la de verdade, mas não teria coragem de afirmar que Jesus e seus discípulos não dançavam, por exemplo. Como posso saber? Acredito que nosso comportamento deva ser pautado numa vida de santidade, e honestamente preocupada em levar as pessoas a Cristo, como vocês. Mas se meu corpo em movimento de dança abençoa uma pessoa, por que não usá-la? Afinal, o que é mais importante??? Um abraço

    ResponderExcluir
  7. Re Gontijo,
    Você não teria coragem de afirmar que Jesus ou os apóstolos não daçavam? Pois eu tenho, pelo simples fato de não haver nenhum relato sobre os mesmos dançando.
    Outro aspecto interessante sobre o que você afirmou:"Se o meu corpo em movimento abençoa porque não usá-lo"?
    Pelo simples fato de não haver base Bíblica, será que isso não basta?
    Pelas suas palavras seu eu dançar dança do ventro e abençoar ela se tornou válida.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, querido. Bom, nós sabemos que nem tudo o que Jesus fazia ou deixava de fazer está descrito no cânon, e nem por isso ele deixa de ser perfeito e santo. A meu ver, Cristo poderia, sim, se expressar por meio da dança, assim como deve ter dado gargalhadas quando viu algo engraçado, e isto não está relatado. Ser humano como ele era exclui tudo o que significa 'ser humano', ou só aquilo que nos mantinha separados de Deus?
    Dança do ventre é uma modalidade específica de dança, e existem inúmeras outras. E justamente por não estar escrito, suscita conclusões profundamente vinculadas à cultura e educação de cada um, não acha? Tenho um amigo missionário em Moçambique que me contou que lá a igreja passa até 4 horas em culto ao Senhor Jesus, cantando, lendo a palavra e DANÇANDO. Estão pecando?
    Obrigada por responder rápido, acho saudável o debate e estou sempre aberta a pensamentos que mais me aproximem do nosso Senhor!. Abraços

    ResponderExcluir
  9. Re Gontijo,
    Graça e Paz!
    Na verdade eu naõ acho, eu afirmo! Se houvesse uma possibilidade de Jesus ou os apóstolos terem dançado e se isso fosse norma para o culto cristão, creio que estaria escrito. Porém quando leio o N.T. percebo que os textos que normatizam o culto cristão não citam a dança, vejo por exemplo Efesios 5:18-19, ou 1 Cor. capístulos 10-14.
    Vamos ao caso Moçambique: Em primeiro lugar é coreografia? Segundo, posso deduzir de sua afirmação que poderia colocar uma escola de samba em minha igreja, pois afinal de contas isso é cultura brasileira.

    ResponderExcluir
  10. É, meu querido Natanael. Paro aqui por conta de conceitos que entendo que nossa compreensão alcança de forma diferente. Mas muito obrigada por expressar sua opinião, e por respeitosamente debater comigo.
    Sou formada em Direito, e a questão da norma me suscita outras questões, que em alguma oportunidade levantarei. Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Re Gontijo,
    Graça e Paz,
    O prazer em debater foi meu, espero que tenha servido para nosso crescimento tanto espiritual como intelectual.

    ResponderExcluir
  12. Olá Natanael!!!
    Eu não sou de nenhuma religião, mas sou totalmente contra suas palavras.
    Vc não tem o direito de julgar ninguém, e é isso que vc está fazendo, pode ter certeza que vc está defamando os evangélicos, e tudo o que vc está fazendo cairá sobre vc mesmo.
    Por favor, pare de criticar, vc que se diz evangélico cria um blog só para fazer ofensas.
    Nem eu que não sou faria algo desse tipo.
    Procure mudar isso sim vai ser bom p sua vida.

    ResponderExcluir
  13. Lidiane,
    a ignorância atrapalha muito nossas vidas, e desculpe-me a franqueza, foi isso que você demonstrou nesse seu pequeno comentário.Pelo simples fato de que a crítica serve para o crescimento do ser. O blog não é para difamar, e sim para informar.

    ResponderExcluir
  14. Oh, meu querido, acho que a sua busca pelo aprofundamento na palavra expressão atitudes de uma pessoa muito inteligente e sedenta,mas,amado, eu achei suas palavras anteriormentes citadas um pouco rudes.
    Me perdoe por essa exposição,sei que você é uma benção.

    ResponderExcluir
  15. Por que as pessoas ainda insistem em defender as heresias em nome do amor? No amor não há mentiras nem distorções da Bíblia. O que é heresia é mentira e o que é verdade é verdadeiro. A Bíblia é a verdade.
    Mostrar os erros hermenêuticos dos outros não é difamação, mas zelo pela Escritura.
    Sola Scriptura
    Tota Scriptura
    Soli Deo Gloria

    ResponderExcluir
  16. quem é Helena Tannure e quem é Natanael Tussini, boa parte de nossa duvida ja é jogada por terra, pqe Deus levaria alguém que não merece ao degrau da exaltação como tem feito com a Helena ? Deus não é Deus de confusão, esta religiosidade ja citada esta presente em pessoas de mente atada, sem um coração quebrantado, trite de ver um Senhorque diz PASTOREAR uma igreja com esse pensamento altamente prepotente querendo colocar o evangelho em uma caixinha de fosforos e limitar o mesmo segundo seus preceitos e conhecimento Romanos 1:16
    Porque Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar o evangelho; não em sabedoria de palavras, para não se tornar vã a cruz de Cristo.

    ResponderExcluir
  17. Thiago Lins,
    Vamos por parte:
    A- Eu sou só mais um silva que a estrela não brilha....Sou mais um, tentando servir a Deus.
    B- Quer dizer que Deus exalta pq merecemos?
    C- Quer dizer que fama é sinal de aprovação de Deus? Se assim for a LAdy Gaga é um enviada de Deus. E ainda quer te lembrar de um cara que quis a fama, o nome dele Lúcifer!
    D- Pera ai: Quer dizer que quem não concorda com o distante do trono e seus membros é religioso, frio e coloca Deus em uma caixa. Tenho que rir de sua ignorÂncia!
    E- O que tem haver Romanos 1:16 com suas afirmações?

    Na boa Thiago Lins, me poupe de sua ignorância Bíblia, teológica e espiritual.

    ResponderExcluir
  18. Vc quer dizer que quando daançamos,com todo nosso coração querendo faer o melhor pra Deus,Ele nos rejeita?
    (qero a resposta por favor)
    Nayara Pessoa

    ResponderExcluir
  19. Adolescente Cristão,
    Acho engraçado você exigir resposta quando você mesmo não as deu quando foi questionado por mim. Isso é típico de adolescentes rebeldes sem causa.(kkkkkkk)
    Mas a resposta para seu questionamento é simples: Sim, Deus rejeita! Você deve querer uma prova, pois bem, ai vai. Existiu um cara chamado Davi que desejou trazer a arca de Deus novamente para o lugar onde ela deveria estar. Sua intenção era boa, era de todo o coração, mas feita da maneira errada. Ele colocou a arca em um carro de boi(novo), nunca havia sido usado, a intenção era boa, mas a arca era para ser carregada por levitas. Sabe o que aconteceu? O boi tropeçou e a arca ia caindo quando um cidadão foi segurá-la. Consequencia, foi fulminado por Deus. Davi quis fazer o certo da maneira errada.
    Talvez você queira louvar e engrandecer a Deus, isso é bom, mas procure fazer da maneira correta, ou seja da maneira Bíblica.

    ResponderExcluir
  20. Olá, gostaria de saber o por quê falam tanto do velho testamento em relação a dança,e nunca falam da obediência do dia do sábado? a obediência ao dia do sábado foi abolido mesmo ou é lorota daqueles que querem desviar o homem da verdade?. Desculpe, mais essa é uma curiosidade particular minha, não sou guardadora do sábado como os adventistas, mas, já que falam que a dança está no V.T e hoje pode-se utilizar, como ficaria então a guarda do sábado? então se for assim, os adventistas estão certos! concorda? espero resposta. Obrigada.

    ResponderExcluir
  21. Beatriz Tessaro,
    Boa pergunta! Mas o pessoal que defende a dança, ou qualquer prática com o A.T. é que deveria responder a essa indagação. Porém, a questão da guarda do sábado é facilmente respondida quando entendemos que devemos guardar todos os dias da semana porque todos são do Senhor, e que não se guarda nenhum dia para a salvação, pois a salvação vem pela fé em Cristo!

    ResponderExcluir
  22. Ah! agora entendi. obrigada pelo esclarecimento, Natanael.

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde! Natanael,gostaria que me respondesse a seguinte pergunta:Por que algumas igrejas evangélicas conservam o cabelo crescido e não usam calça comprida, shorts, blusa sem manga e jóias? Seria pecado usar?

    ResponderExcluir
  24. Olá a todos! Bom, essa coisa de condenar práticas judaicas, deutero-testamentária.. é meio complicado né? Jesus sempre citava o velho testamento para confirmar seu chamado e para atestar quem Ele era, então não creio q seja por aí! Criticar a dança? Bom, a dança no velho testamento era um elemento de adoração a Deus? Se não era, é um ponto de vista. Mas se ela era usada como elemento de adoração, em que momento ela deixou de ser? E elementos que não existiam naquela cultura não poderiam ser usados na nossa e vice-versa? Sobre o q vc citou sobre Miriã, ela nao ficou leprosa por causa da dança, mas por criticar. Qual é a maneira bíblica de adorar, segundo vc? Outra coisa, tem pessoas que lêem o seu blog e não conhecem o evangelho, então, seja parecido com Jesus e não fique julgando tais pessoas como ignorantes. Sou mto feliz em ter na igreja q frequento um Ministério de Dança q já promoveu curas através de ministrações. Na verdade vc é quem está perdendo uma grande oportunidade de adorar a Deus sem algemas, livre. Isso tudo que vc fala não é A verdade. É no máximo a SUA opinião! Como opinião, respeito muito. Mas dizer que uma coisa não é de Deus só pq vc não concorda? Seja menos ranzinza. Abra seu coração e deixa Jesus transformar sua vida, sem formatação pre-determinada! Vc carece do amor de Deus como todos nós. Abraços

    ResponderExcluir
  25. Mendel,
    Não é uma questão de opnião e sim de Bíblia, o que sinceramente acho que você não lê. Sobre a dança curar, penso ser um pouco estranho pelo simples fato da BÌBLIA (algo que talvez você não tenha)não citar nenhuma cura pela dança. Mas na macumbaria acontece muito isso, você não errou o endereço? Quer dizer que sou livre somente se dançar? Então é o tchan tá podendo.
    Na próxima vez que tentar defender um idéia ligada ao cristianismo use a Bíblia ou nos poupe de sua ignorância.

    ResponderExcluir
  26. Mendel,
    Sobre a maneira correta de adorar a Deus, Leia: Mateus 26:30 João 4:23 e Efésios 5:19.
    Um outro detalhe, aprenda a ler, existem cursos para isso, pois em nenhum momento afirmei que Miriã ficou leprosa por ter dançado.

    ResponderExcluir
  27. A paz...

    estive lendo este artigo e não me contive, então gostaria de dar minha humilde opinião...
    eu concordo e discordo de varios pontos mais não quero entrar neste merito pois o Paulo (Apóstolo) escreveu que devemos ter "tolerancia" para com os fracos na fé! ele ainda escreve: "o que come não não condene o que não come, pois um crê que de tudo pode se come, mais o fraco come apenas legumes" como me sinto neófito gostaria de aprender. E se aplicar-mos a hermeneutica a este texto? sera que chegaremos a alguma coclusão? E por mais o que temos visto na igreja moderna é muita dança, musica e pouca palavra viva! e o que dizer dos testemunho, pois no culto moderno não vemos mais irmãos testemunhando sobre salvação, é so bens materiais etc. sera que estamos agrando a Deus?
    Agradeço a Deus por todos vcs que comentaram sobre esta assunto pois me ajudou a rever algus conceitos e toda opnião é valida! Deus abençõe!

    Emerson Silva

    ResponderExcluir
  28. Ju Vernier,
    Não entendi!
    A dica não funcionou!

    ResponderExcluir
  29. OI PESSOAL ..
    QUE TAL LER A BÍBLIA!!!
    LUCAS 15:25
    ESTA BEM CLARO A DANÇA COMO DEMOSTRAÇÃO EXTERNA DE EMOÇÕES COMO: ALEGRIA, REGOZIJO, AGRADECIMENTO,DO POVO EVANGÉLICO......

    ResponderExcluir
  30. Silvane,
    Que tal ler a Bíblia sem tomar chá do Santo Daime?
    Você só pode estar alucinada para usar um texto tão fora do contexto. Ou isso de usar mal a hermenêutica é um reflexo daqueles que admiram as heresias do pessoal da lagoa pequena? Mesmo assim, achando que você está alucinada vou lhe responder!
    1º Não se formula doutrina em uma parábola.
    2º O texto afirma que eles estavam dançando,mas era um culto? Não! Era uma festa!
    3º Aquilo representa a igreja cristã, ou uma atitude ligada a cultura judaica. È só você olhar com quem Jesus estava conversando e ai perceberá a resposta.
    4º Eles estavam dançando, era coreografia?
    Pelo amor de Deus, usa os textos da maneira correta!

    ResponderExcluir

Querido visitante,
Seu comentário é precioso, por isso não deixe fazê-lo, porém peço que se identifique. Assim como tenho coragem de dizer o que penso, espero que você também o tenha. Se for covarde, lembre-se que esse tipo de pessoa nem o Reino dos céus irá herdar.
Se você não tem conta Google, use a função openID.
Grato.