sexta-feira, 2 de julho de 2010

PASSOS PARA SER CONSAGRADO PASTOR.


“Esta afirmação é digna de confiança: Se alguém deseja ser bispo deseja uma nobre função. É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, moderado, sensato, respeitável, hospitaleiro e apto para ensinar; não deve ser apegado ao vinho, nem violento, mas sim amável, pacífico e não apegado ao dinheiro. Ele deve governar bem sua própria família, tendo os filhos sujeitos a ele, com toda a dignidade. Pois, se alguém não sabe governar sua própria família, como poderá cuidar da igreja de Deus? Não pode ser recém-convertido, para que não se ensoberbeça e caia na mesma condenação em que caiu o Diabo. Também deve ter boa reputação perante os de fora, para que não caia em descrédito nem na cilada do Diabo.” 1 Timóteo 3:1-7
Se estiver pensando que para ser consagrado ao santo ministério você precisará atingir o padrão apresentado pelo apóstolo Paulo, infelizmente você errou! Esse método de avaliação é ultrapassado e não funciona mais na igreja hodierna.
Ao analisar a consagração de algumas pessoas que conheço percebi que é preciso seguir alguns passos para chegar ao Pastorado. Esqueça essas coisas de vocação, preparo teológico, vida irrepreensível. Observe os passos a seguir, siga-os e se não der certo, garantimos seu dinheiro de volta (brincadeira).
1º Deseje ser pastor a qualquer preço, mesmo que você não seja vocacionado!
2º Observe quem são os Pastores já consagrados de destaque de seu ministério!
3º Após o segundo passo, torne-se um adulador, isso é infalível. Mesmo que você não concorde com seus lideres, mesmo que eles tenham atitudes que são contrárias ao seus princípios, adule-os! Diga que eles pregam muito bem, que são excelentes lideres, e coisas dessa natureza!
4º Aprenda a agir politicamente! Não contrarie nenhum pensamento de seus lideres.
5º Não se preocupe em mostrar muito serviço não, você vai se cansar, você precisa de energia para cumprir com o 3º e 4º passos.
Se os cincos passos anteriores não derem certo você terá que apelar!
6º Dê presentes caros para seus líderes, leve-os para jantar em lugares caros, mesmo que seu limite no cheque ou cartão venha a estourar.
7º Se você não é rico, procure ser! Se seu dizimo é pequeno procure um emprego melhor! Bons dízimos e boas ofertas sempre facilitam em sua caminhada até o ministério.
Como as coisas mudaram na igreja, como estamos distantes do Novo Testamento! Lembra de Matias em Atos 1: 23-24: Então indicaram dois nomes: José, chamado Barsabás, também conhecido como Justo, e Matias Depois oraram: "Senhor, tu conheces o coração de todos. Mostra-nos qual destes dois tens escolhido para assumir este ministério apostólico que Judas abandonou, indo para o lugar que lhe era devido".
Pois bem e ainda o próprio Deus se referindo ao nosso irmão Paulo: “Esse é para Mim um vaso escolhido”.
Se estivermos distantes do Novo Testamento, estaremos distantes do ideal de Deus.
NATANAEL TUSSINI
SOLA GRATIA

23 comentários:

  1. Resolvi ter misericórdia de você e comentar seu blog.

    Acho interessante quando alguém comenta sobre o texto referido, mas como você sempre se enganam.

    Antes de qualquer coisa, percebo pelo clima do texto que você não cumpriu nem os requisitos de Timóteo nem os requisitos da "igreja hodierna" a qual se refere.

    Falando um pouco do texto de Timóteo segue as seguintes observações:

    1. Percebemos pelo texto que o episcopado não é algo exigido, mas algo voluntário "se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja" v.1.
    É claro não basta apenas querer tem que merecê-lo.

    2. A partir do segundo versículo são listadas as características ideais do candidato. vejamos.

    2.1 Irrepreensível - Indica alguém que ninguém diga alguma coisa contra (sem culpa; sem mácula;que não merece censura; em que não há nada a repreender).

    2.2 Marido de uma só mulher, algumas versões trazem "marido de uma mulher" que indica alguém que necessariamente tem que ser casado e estar casado, não pode ser celibatário como Paulo ou se ficar viúvo não poderá mais ser pastor. Prefiro a primeira versão "Marido de uma só Mulher". Isso permite que por exemplo um pastor que ficou viúvo (cujo casamento não existe mais) mesmo casando novamente continue sendo pastor pois continuará marido de uma só mulher já que a outra não existe mais, morreu. Em alguns casos podemos até incluir aqueles que são divorciados cujo divórcio atente aos requisitos bíblicos cito 1 Co. 9:15 os demais eu deixo para vossa meditação.

    2.3 vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar. Nesses pontos é interessante observar que:

    2.3.1 Vigilante é não permitir que se envolva em situações que o faça cair no item 2.1 Ex. Brigas, discussões, mentiras, e coisas semelhantes a esta. (lembro-me de irmão da igreja candidato a pastor que sempre que jogava futebol com outros irmãos entrava em conflito e discussões que até os descrentes reprovavam.)

    2.3.2 vou pular sóbrio e ir para honesto.O candidato deve agir de forma irrepreensível (2.1) Jamais ser colocado em cheque um desfalque financeiro inexplicável, cheques sem fundo, pagar funcionários (empregados domésticos) em atraso ou fora da lei.

    2.3.3 Hospitaleiro - Quero lembrar que o candidato, se casado, não vai ser pastor sozinho tem a família que deve obrigatoriamente participar dos caprichos do candidato. Um exemplo é o seguinte, se o cara é hospitaleiro mas a sua escolhida esposa não é, infelizmente ele não pode ser pastor. Se a mulher dele reclama que entrem de chinelo dentro de casa, que sentem no sofá sempre arrumado de casa, quanto mais permitir que uma pobre ovelha durma no tal sofá.

    2.3.4 Apto para ensinar, isso é muito importante, Apto não quer dizer apenas preparado mas capaz de ensinar não como um simples professor mas como um educador exemplar que acredita e vive aquilo que ensina. Muitos após um curso teológico, um mestrado um doutorado e um pós-doc acham que podem ser pastores. Prefiro os que não precisam disso para serem pastores, porque pra eles basta apenas fazer seminário.

    continua....

    ResponderExcluir
  2. Continuação....


    2.4 Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento. Esta é mais uma coleção de atributos desejáveis. Destaco aqui a cobiçoso e ganancioso. Se o candidato só quer ser pastor de uma igreja que garanta o futuro dos seus filhos e esposa ou mesmo que lhe proporcione um salário digno de comprar um automóvel ou mesmo que pretenda ser pago por suas abençoadas pregações e estudos. Sinto muito, mas você não é um bom candidato.

    2.5 Que governe bem sua própria casa tendo seus filhos em sujeição - As duas coisas estão associadas, ter os filhos em sujeição não quer exatamente ter os filhos na igreja, isso pertence a Deus Jonas 2:9 (princípio do monergismo), mas quer dizer que os filhos são obedientes e tementes no mínimo terem sido ensinados no caminho do Senhor o resto é com Deus. Da mesma forma a esposa.

    2.6 Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo. Isso é para os pseudo pastores que antes mesmo de ter tido sucesso nos itens acima, ou apenas com o conteúdo teológico do seminário recém descarregados na sua cabeça sem antes tê-los experimentados, semelhante aos engenheiros de aviões que calculam e projetam aviões mas não sabem voá-lo, primeira aprenda a ser ovelha para depois tentar ser pastor.

    2.7 Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo. É bom ser querido por todos! Todos! todos!

    Espero que consiga logo atingir os requisitos e alcance o seu desejo de ser pastor.

    Sola Gratia

    ResponderExcluir
  3. Anônimo do dia 09 de agosto,
    Você entendeu meu post? parece que não!
    Eu não discordei do texto de Paulo á Timóteo, eu simplismente fui irônico. Preste atenção:
    A igreja hodierna não segue os passos que Paulo deu para a ordenação ministerial e por isso eu dei os passos que são "exigidos" na igreja de hoje para a ordnação.
    Desculpe-me, mas na próxima vez, vê se lê a postagem de maneira correta para depois comentar.
    Seu comentário, foi totalmente rídiculo e fora do contexto.
    OBS: Eu não fiz nenhuma hermenêutica do texto, eu fui irônico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendi sua colocação. Você fez um tipo de Ironêutica dos fatos! rsrs

      Excluir
    2. Eu entendi sua colocação. Seu texto foi IRONIMEUTICA...rsrsr. Mas é aquilo...Somos responsáveis por aquilo que escrevemos e não por aquilo que pensam!

      Excluir
    3. Graça e paz, concordo com o Sr, por isso que nossas igreja de hoje tem Pastores que vem pro ministério por profissão e não por chamado, que as ordenações voltem a ser com os critérios que Paulo á Timóteo, e não as dos dias de hoje.

      Excluir
  4. Oww irmão...que feio isso. Pra começar, acredito que não deve ser irônico aqui, muito menos com essas coisas. E vc sempre será perseguido por pessoas que defendem a ordenança. a ordem. Vai de vc falar coisas sérias, de proveito e para edificação, não para que seje visto de uma forma errada, eu sei que as suas palavras enganam muito. Vc acha que Jesus seria irônico, ou cheio de brincadeira, seje mais sério no seu ministérioo, p´regue sempre coisas boas, para edificação e vc vai ver a diferença aqui.

    Com certeZA

    Deus te bençoe querido.
    Todos nos erramos, queremos o teu bem, e principalmente do Reino.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo,
    Antes de tudo gostaria que da próxima vez você se apresentasse, porque é muito fácil se esconder atrás de um anonimato, isso é uma tremenda covardia, diferente de você eu coloco a cara para bater.
    Sobre ser perseguido: Não importo, desde que seja por defender a verdade.
    Sobre ser visto de maneira errada: Não importo mesmo, Jesus foi visto de forma errada por fariseus como você.
    Sobre Jesus ser irônico, você deveria estudar para aprender que ironia é uma forma literária valida e presente em toda a Bíblia inclusive nas passagens que se referem a falas de Jesus Cristo.
    OBS: Leia novamente a postagem e perceberá que não sou contra a ordenança da consagração.Sou contra a maneira que fazem hoje.

    ResponderExcluir
  6. parabéns querido autor deste estudo, entendi perfeitamente oque o amado quiz dizer,e é a pura realidade de nossos dias.!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Amados, abri este blog com intenção de encontrar algo que falasse ao meu coração e ajudasse-me na elaboração de um programa de consagração ao ministério de educação religiosa. E entristeci-me profundamente quando deparei-me como dois conhecedores da palavra, perdem o seu tempo à frente de um computador para agredir-se.Que o Senhor em sua infinita misericórdia entenda os ânimos exaltados, não precisamos disso, Nem todos entendem o nosso ponto de vista (Cristo também não agradou a todos.)Existe tempo para todas as coisas, pra manter-se calado e aceitar as críticas como algo normal. Pra refrearmos a nossa língua quando mesmo sendo sincero e verdadeiro, magoamos o nosso irmão. Se não tens uma palavra de amor conserva-te calado! Deus os abençoe!!

    Simone Alves (Ed. Religiosa)

    ResponderExcluir
  8. Simone Alves,
    Engraçado, você fala de perder tempo em frente ao computador, mas foi exatamente o que você fez tentando dar lição de moral nos outros. Tira o galho do seu olho, para depois tentar tirar o cisco do olho do seu irmão.

    ResponderExcluir
  9. Natanael A paz do Senhor Jesus! que Deus continue iluminando seus pensamentos isentos de qualquer tendência ou seguimento, pois nos dias atuais esta dificil ver homens assim, porém a respeito da forma como respondeu aos comentários, fiquei um tanto quanto desapontado, apezar do anonimo não ter entendido/aceitado seu comentário e a Simone não ter se expressado devidamente, tenho certeza que vc como um homem de Deus e imitador de Cristo irá se retratar, afinal para tudo que nós pregamos ou posições que sustentamos precisamos ter respaldo e a Biblia como nossa ferramenta nos ensina a sermos lomganimos e perdoadores... Vc me pareceu ser bem firme nas suas colocações e Deus se agrada disso, Prov. 15 v1 diz:(A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.)Viva esse versículo nesse blog e em toda sua vida e o inimigo de nossas almas certamente não terá como colocar o seu dedo em seu trabalho, espero que entenda minha colocação desta peq. observação e não conselho, pois se fosse conselho eu lhe vendería assim como faço na minha Igreja...RSRS (BRINCADEIRA!!!) QUE DEUS NOS ABENÇOE E UM RESPEITOSO ABRAÇO...
    Pr. Joelson

    ResponderExcluir
  10. Concordo com o amigo acima, de que vc não agiu de forma correrta, como pastor você de repensar nas resposta mesmo quando somos afrontado a nossa resposta deve ser baseada na bíblia e não no que achamos.

    ResponderExcluir
  11. De : Edson (Evangelista)
    Pv. 15:1 - A Palavra dura suscita a ira. E a agressividade aos irmãos, independente se contestadores ou não, obviamente não convém.
    Sobre a exposição devemos lembrar que podemos ser lidos por simpatizantes, próximos a serem alcançados pelo Espírito Santo ara suas conversões; neófitos que precisam de exortação e (mais experientes) que reconhecem e, claro, gostam da sã doutrina. Muitas vezes quando entramos por caminho alegórico, estamos sujeitos a sermos mal interpretados, até porque em Deuteronômio 29:29 está explícito isto. E, se erramos, vamos ao Oleiro mór, pedimos perdão e reafirmamos a nossa aliança, do Sangue, da Água e do Espírito. Somos dependentes e deveremos ser Adoradores da Santíssima Trindade e devemos sempre ter em mente os dizeres de Provérbios 6 : 16 a 19 : Há seis coisas que o Senhor detesta e a sétima Ele abomina.Leiamos esta passagem para nossa edificação.
    A Paz do Senhor
    Edson

    ResponderExcluir
  12. Tem pessoas que quando suas opniões são contrariadas elas se tornam totalmente contrarias ao que elas querem estabelecer com suas opniões. se tornam "ignorantes"
    Aprendam que ministrar a biblia não é ficar impondo o que achamos a biblia se explica e quando ministrarem não queiram que sua razão seja entendida quem faz compreender e testifica no entendimento do ser é o SENHOR ESPIRITO SANTO não é diploma,nem perfil, nem palavras bonitas, nem cargos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo plenamente com você, a revelação é divina, o conhecimento é espiritual, a verdade é o que Deus diz, e não o que nós com nosso suposto conhecimento e entendimento humano achamos.

      Excluir
  13. Concordo com o amigo acima. o problema é que alguns irmãos em cristo, acham que suas afirmações, seu dialeto, sua forma de pensar e seu próprio entendimento são mais importantes e mais verdadeiros do que as verdades reveladas da propria palavra de Deus.
    O orgulho é sem duvida nenhuma a grande questão aqui.
    Jesus é humilde, e independente do que pensam a nosso respeito temos que manter uma postura de humildade e um espirito ensinável.

    ResponderExcluir
  14. Você é um louco, chama a sagrada palavra de ultrapassada, mas como existem o joio, quem sabe não ser você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde eu disse que a Biblia é ultrapassada?

      Excluir
  15. Caros leitores, explicando mais uma vez. A postagem é uma ironia ao que vem sendo feito em algumas igrejas. È apenas uma critica irônica a aqueles que não seguem o padrão Bíblico encontrado em Atos, em Timóteo, e por ai vai.
    Entenderam?
    Abraços.

    ResponderExcluir
  16. Pessoal, eu concordo com o texto descrito pelo Natanael. Hoje as igrejas tem se corrompido de uma forma tão grande, que seguem justamente estes passos para consagrar Pessoas. Não vou dizer pastores, bispos, pois nem sempre são. Inclusive estou tendo estes mesmos problemas na igreja em que congrego. Exatamente estes passos foram seguidos para que pessoas fossem consagradas Missionárias e quem tinha o chamado e não seguiu, ficou de banco. Apenas um ensinamento para quem critica, se irrita, ou coisas do tipo: "Quem nunca pecou, que atire a primeira pedra" João 8:7 "Não julgueis para que não sejas julgado" Mateus 7:1. Pelo texto descrito, é muito visível que o autor está sendo irônico e mesmo que não seja, somos conhecedores da palavra, deveríamos saber que não existem passos para isso. Muito menos estes descritos. A benção vem de Deus e precisa-se de muito estudo, consagração, jejum, oração para se tornar pastor ou qualquer carga dentro de uma igreja, e em primeiro lugar, tem que amar o próximo. Entendo que as vezes a palavra dita, não foi bem colocada, mas não devemos julgar o autor por isto, se detectamos que algo está de errado, nosso papel como servos de Deus é orar, e mostrar os caminhos certos e não apenas atacar pedras. Lembrem-se, Jesus não apontava o erro e nem expôs nenhuma pessoa em público. Faremos isto também?

    ResponderExcluir
  17. Retratou bem a decadência dentro de alguns templos religiosos, só a um jeito de mudar as coisas que estão erradas, trazendo elas a luz da verdade, só assim poderemos fazer uma reflexão e mudar esse cenário ridículo.... muita gente se enquadra no que escreveu .... e a verdade dói em certas pessoas, mas vejo como uma correção necessária para a igreja de hoje , parabéns por sua coragem em não ficar tapando o sol com a peneira.
    Não vejo que é possível humanamente falando consagrar um pastor e esperar que ele seja o justo o tempo todo, Deus escolheu Davi e este pecou, entendo que o Pastor esta sujeito ao pecado e ao erro como qualquer outro, Pessoas que querem ser Pastores a qualquer custo, mesmo que seja em troca de favor e bajulação, até conseguem.... mas vão ter que suportar a carga sozinhos , e é evidente que não vão aguentar .... o fardo é grande e pesado , e só existe um jeito de permanecer, sendo escolhido por DEUS para a obra.
    Os pseudos Pastores auto intitulados acabam com a igreja , afastam as pessoas , matam e perseguem aqueles que DEUS escolhem, são inimitadores, se cerca de pessoas como ele, a fim de garantir sua permanência, mas no fundo sendo reprovados por DEUS em seus ministérios.

    ResponderExcluir
  18. A Paz e Graça do Senhor Jesus, NATANAEL. Eu concordo com isso que você citou em “Passos para ser Pastor”. Nossas igrejas de hoje tem Pastores que vem para o ministério para se apresentar como profissão e não por chamado, que as ordenações voltem a ser com os critérios que Paulo á Timóteo, e não as dos dias de hoje. Isto é a pura realidade dos últimos dias. Tenho certeza que você é, um homem de Deus e imitador de Cristo que irá retratar-se de maneira sóbria, até porque, pregamos posições que é sustentável com respaldo as Sagradas Escrituras (Bíblia) que é a ferramenta principal que nos ensina a sermos “perdoar e ser perdoado”. Com isto concordo plenamente com você, porém a revelação é divina, o conhecimento é espiritual, a verdade é o que Deus diz, e não o que nós com nosso suposto conhecimento e entendimento humano achamos. Suas colocações são obvias na linguagem de hoje e que agrade ou não a “A” ou a “B” mas a verdade tem que ser dita com firmeza. Daí irmão, lembramos: “Quem nunca pecou, que atire a primeira pedra”. Jo. 8:7. Assim “Não julgueis, para que não sejas julgado”. Mat. 7:1. “A minha palavra, e a minha pregação, não consistiu em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de espírito e de Poder”. 1Co. 2:4. “Amaste a justiça e aborreces-te a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus te ungiu com óleo de alegria mais do que a teus companheiros”. Hb.1:9.
    “E disse o Senhor Deus: Levanta-te e unge-o, porque este é. Então Samuel tomou o vaso do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos e desde aquele dia em diante o Espírito do Senhor Deus se apoderou de Davi”. 1Sm. 16:12-13
    Que o Senhor Deus em sua infinita misericórdia lhe der ânimo e exaltação para que se tenha consciência e conhecimento em Teologia que para ser pastor seja ungido e consagrado em nome de Jesus. “Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo espírito, a palavra da ciência; e o outro, pelo mesmo espírito, os dons de curar; e a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a verdade de línguas; e a outro a interpretação das línguas” 1Co. 12:8-10.
    Resumindo: “Quem tem DOM de Pastor, é quem tem tudo a zelar pela igreja.
    Att.
    José C. Filho – Pastor da I. E. Assembléia de Deus - Min. Rei do Universo
    Canaã – Arapiraca – AL.

    ResponderExcluir

Querido visitante,
Seu comentário é precioso, por isso não deixe fazê-lo, porém peço que se identifique. Assim como tenho coragem de dizer o que penso, espero que você também o tenha. Se for covarde, lembre-se que esse tipo de pessoa nem o Reino dos céus irá herdar.
Se você não tem conta Google, use a função openID.
Grato.