segunda-feira, 4 de maio de 2009

A FIGUEIRA ESTÉRIL

A FIGUEIRA ESTÉRIL
LUCAS 13:6-9
- O proprietário da vinha é tratado apenas como certo homem. Se era rico ou não, pouco importa. O que conta não é o que ele é, mas o que diz. Esse homem tinha uma figueira em sua vinha, coisa muito comum em Israel. Depois de plantar, ele teve que esperar o tempo de dar frutos, mas a figueira não produziu. A decisão dele foi de cortar aquela arvore, mas o vinhateiro lhe pediu mais um ano para que cuidasse mais um pouco dela e ai veriam se ela daria fruto ou não.
CARACTERISTICAS DA PARÁBOLA:
A lei de Moisés (Lev. 19:23) afirmava que depois de uma figueira plantada, ela começaria dar seus frutos, porém os três primeiros anos de produção não eram considerados puros, portanto a figueira já tinha 9 anos. Exemplo: 3 Anos de crescimento; 3 anos nos quais os frutos eram considerados ruins,impuros; e mais 3 anos que esse dona da figueira vinha até ela esperando seus frutos.
A figueira foi plantada em terra boa, foi cuidada.
Por não produzir ela estava “roubando” nutrientes das outras.
A semente que deu origem a essa figueira também era boa.
ENTENDENDO A PARÁBOLA.
A-
Jesus se referia a Israel que havia recebido de Deus tudo aquilo que precisava para produzir bons frutos, porém não correspondeu aquilo que Deus esperava. É fácil entender isso quando fazemos a relação entre Lucas e Isaias 5:5-6.
B- A parábola expressa uma verdade que com freqüência é esquecida: A paciência de Deus também se acaba. Veja que o dono da vinha deu mais um ano, ou seja, um tempo determinado.
C- No ocidente, os lenhadores cortam árvores. No oriente médio, a árvore é arrancada. A árvore, juntamente com seu tronco e maior parte de sua raiz, é considerada como um bloco e é removida. Este costume agrícola é expresso no texto de Lucas 3:9, onde João diz: “E também já está posto o machado a raiz das arvores” ( e não ao tronco). Assim o verbo 13:7 (Katargeo) significa literalmente arrancar e não cortar.
APLICAÇÃO DA PARÁBOLA.
- Quantos anos Deus têm esperado para que nós possamos produzir bons frutos? Será que Deus continuará a se decepcionar conosco? Aquele que não dá fruto, não pode se considerar um eleito.

15 comentários:

  1. Graça e paz!
    Bom texto!Irmão, conto com voce para que
    possamos inundar a internet de textos bíblicos de edificação.
    Quando puder visite meu blog:
    eclesiaareopago.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. AMEI SUA POSIÇÃO! DEUS TE ABENÇOE VARÃO!

    ResponderExcluir
  3. pastor ramão corumbáterça-feira, março 30, 2010

    a figueira pode não ter dado frutos também pelo motivo da terra não ter dado crédito que suas raizes não poderiam ser de bom uso, e oque ocorre hoje nas igrejas muitos não dão crédito a pessoas humildes e sinceras acabam abatendo a esperança de vida espiritual da pessoa.

    ResponderExcluir
  4. Esses dias mesmo estava lembrando dessa mensagem e ia te perguntar se vc ainda tinha e se poderia me passar. E olha só, hj achei no blog, coisa boa! Excelente essa mensagem, daquelas que não se esquece. Paz!

    ResponderExcluir
  5. Pastor Ramão,
    Discordo da possibilidade do problema estar na terra, pois se for dessa maneira o dono da vinha seria injusto, pois a culpa então não seria da figueira e sim da terra. Creio que se alguém está em um lugar que não posso produzir frutos essa pessoa deve reavaliar se é mesmo o lugar que Deus deseja que ele esteja.

    Grato pela visita.

    ResponderExcluir
  6. Hisllya,
    Espero que continue a ser abençoada pelo blog.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Graça e paz! muito bom o texto, gosto muito do texto de lc 3. mais nunca tinha olhado por este prisma da raiz. obrigado!

    ResponderExcluir
  8. Não sei se o problema é de minha net mas esta com a tela escura dificil de ler...mas consegui parabens me ajudou a montar um bom esboço

    ResponderExcluir
  9. a verdade é quwe o proprietario da terra fala de cavar e preparar a terra se boa ou não sera preparada ei não tem mais descupa.

    ResponderExcluir
  10. MUITO FORTE ESTA MENSAGEM!!GRAÇA E PAZ A TDS!!

    ResponderExcluir
  11. ***MUITO FORTE ESTA MENSAGEM E DIGO QUE JA PREGUEI ESTA MENSAGEM E DEUS FALOU MUITO COM A IGREJA.PAZ SEJA COM TDS E UM FELIZ 2013 ABENÇOADO.***

    ResponderExcluir
  12. Olá.
    Gostaria de poder discordar da citação de Levítico.
    Aquele texto me parece atrelado à chegada em Canaã e não ao plantio subsequente.
    De resto, excelente exposição.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  13. mais existe um aspécto mais profundo quando podemos ver por outro angulo. o dono da terra o latifundiário, mandou cortar, que é a solução mais rápida, o juízo de Deus. mais o vinhateiro faz um pedido deixa por um tempo vou tratar, adubar, nesse pedido havia graça favor imerecido, havia perdão, misericórdia, sensibilidade, cavar adubar, é na Raiz, é na estrutura, [doutrina] para a figueira realmente fala de ISRAEL,E PARA ISRAEL DAR O MAIOR FRUTO NÃO OS FRUTOS MAIS O MAIOR,FRUTO[JESUS],ELE O ESPIRITO SANTO, INTERCEDEU PELOS JUDEUS CONVERTIDOS COMEÇANDO PELOS APÓSTOLOS
    PEDRO JOÃO MARCOS MATEUS, E OS DEMAIS. O ESPIRITO SANTO GEROU NELES O MAIOR FRUTO. O SALVADOR. GEROU NO SEUS CORAÇOES E NOS SEUS ENTENDIMENTOS OMAR LOPES SERVO DEVEDOR. MARANATA O SENHOR JESUS VEM.

    ResponderExcluir
  14. assim como essa arvore somos nós na presença do Senhor vamos crescer e dar frutos pois o Senhor vai requerer o que ele nos deu .

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pelo seu texto.
    Sou Católico Apostólico Romano, e a credito que o Espírito Santo de Deus sopra onde quer.
    Gosto de encontrar os verdadeiros adoradores do Nosso Senhor!

    ResponderExcluir

Querido visitante,
Seu comentário é precioso, por isso não deixe fazê-lo, porém peço que se identifique. Assim como tenho coragem de dizer o que penso, espero que você também o tenha. Se for covarde, lembre-se que esse tipo de pessoa nem o Reino dos céus irá herdar.
Se você não tem conta Google, use a função openID.
Grato.